quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PE DE ATLETA (FRIEIRA)





O pé-de-atleta  (tinea pedis ou tinha dos pés ) é uma infecção micótica freqüente, que ocorre durante os meses quentes. A infecção pode propagar-se de uma pessoa para outra, nos banheiros e duchas públicas ou em outras áreas úmidas, onde as pessoas infectadas andam descalças. De uma forma geral é provocada por fungos do tipo trichophyton ou Epidermophyton. Esses fungos crescem, com mais freqüência nas zonas úmidas e quentes entre os dedos dos pés. O fungo pode provocar uma descamação leve com ou sem rubor e coceira. A descamação pode manifestar-se numa parte ou em toda a planta do pé; por vezes, até as unhas ficam infectadas. A descamação pode ser grave, com rupturas e fissuras dolorosas da pele. Também se podem formar bolhas cheias de líquidos. Com as fissuras da pele, o pé-de-atleta  pode conduzir a uma infecção bacteriana, sobretudo em adultos e indivíduos com fluxo sanguíneo deficiente nos pés.
A tinha das unhas (tinea unguium ou onychomycosis)  é uma infecção das unhas, freqüentemente causada pelo Trichophyton. O fungo pode penetrar na unha, provocar edema e deformação e dar-lhe um aspecto opaco. Essa infecção é muito mais freqüente nas unhas dos pés do que nas das mão. Uma unha infectada pode soltar-se do dedo. Partir-se ou descamar-se.
O ciclopirox, em forma de esmalte para unhas, pode ser administrado para infecções fúngicas das unhas. No entanto, esse tratamento pode demorar até 1 ano e, mesmo assim, não ser muito eficaz.

fonte:manual para saude da familia merck


www.semprenope.com.br
http://www.facebook.com/#!/pages/Sempre-no-pe-Podologia/231797090266427
http://www.youtube.com/watch?v=FqfJXFmvKAg&feature=g-upl



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINÃO PARA MELHORARMOS NOSSO BLOGGER