Critérios básicos de seleção de calçado adequado:
- Comprar os sapatos ao final do dia, quando o pé está mais dilatado,
- Escolher o número do sapato, atendendo ao comprimento do pé maior e do dedo mais comprido, que nem sempre é o Hallux,(dedão)
- Confirmar o número do calçado frequentemente, pois o pé modifica-se com o passar dos anos, Para isso devemos experimentar o número que pensamos ser adequado bem como o número acima,
- Dar preferência ao calçado com velcros, fivelas, elásticos ou atacadores que facilitam o ajustamento ou alargamento do sapato mediante as necessidades,
- Evitar costuras, principalmente a nível digital,
- Devemos optar por marcas ou modelos de sapatos que já conhecemos, que tenhamos usado ou que sabemos que nos farão sentir bem,
- Não devemos comprar sapatos apertados e que não ‘encaixem’ ou não se adaptem bem ao pé,
- Colocar o pé por cima do sapato e, em pé, encaixar o calcanhar. Deve sobrar um espaço entre os dedos e a ponta do sapato, para que não fique apertado.
- O pé dentro do sapato deve deslizar um pouco,
- Devemos experimentar o par de sapatos, caminhando um pouco na loja .
Características a ter em conta na escolha do calçado adequado
- Pele natural ou couro curtido.
- Sola amortecedora (borracha/elastómero ou couro, mas este é mais duro e perde-se a propriedade de amortização dos choques) e flexível, mas não demasiado mole para evitar movimentos de torção do pé.
- Frentes amplas que respeitem a volumetria do pé e dos dedos, para que caibam em toda a sua amplitude e se movam dentro do sapato sem sofrerem apertos e deformações.
- Contraforte no calcanhar que sustente o calcanhar e impeça a instabilidade do pé (não se recomenda sapatos com contraforte mole no calcanhar).
- Largura conveniente ≥ 2cm
- Altura de salto conveniente entre 2 e 3cm.
fonte :linha podologica de Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SUA OPINÃO PARA MELHORARMOS NOSSO BLOGGER