OS PÉS NOS DIÁBETICOS
Diabete provoca muitas alterações no organismo. As seguintes alterações no pés são frequentes
e difícieis de tratar.
- A neurapatia (lesões nos nervos) diminui a sensibilidade dos pés de tal forma que, em fases muito avançadas, não se sente dor. A irritação e outros tipos de lesões podem passar despercebidos; uma lesão pode atravessar a pele antes que o paciente a sinta.
- Outras alterações na sensibilidade mudam a forma como os diabéticos suportam o peso sobre os pés, concentrando-o em determinadas zonas e criando, assim, calosidades nelas. As calosidades (juntamente com secura da pele) aumentam o risco de feridas na pele.
- O diabetes podem provocar má circulação nos pés, aumentando a possibilidade de formação de úlceras na pele lesionada, o que causa um atraso na cicatrização.
- Os cuidados com os pés são fundamentais. É importante proteger os pés das lesões e manter a pele hidratada através de um bom creme hidratante. O calçado deve ajustar-se corretamente, sem provocar qualquer zona de irritação. Deve ter também um amortecimento adequado para distribuir adequadamente a pressão originada quando se está de pé. Não é aconselhado andar descalço. O tratamento regular com um podologo, para lixar as unhas dos pés e tratar as calosidades, pode ser de grande ajuda. Do mesmo modo, o médico deve avaliar com frequência a sensibilidade e a circulação sanguínea dos pés.
- fonte:manual Merck saude para familia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SUA OPINÃO PARA MELHORARMOS NOSSO BLOGGER